Expedição de Moto pelo Mercosul: Uma Aventura de 3965km em 14 Dias

Olá, meus Caros! Em uma emocionante jornada que mistura aventura, superação e a beleza singular de paisagens sul-americanas, o motociclista Álvaro Sturaro compartilhou sua “Expedição Mercosul”. Uma viagem de 14 dias, percorrendo 3965 km a bordo de sua Yamaha Ténéré 660z 2012, acompanhado de sua esposa Suellen Fonseca. Esse relato é uma verdadeira ode ao moto turismo e uma inspiração para aqueles que buscam experiências autênticas na estrada. Se você é daqueles que adora ler relatos de viagem, você está no lugar certo!

Dia 1: Itapetininga – SP até São Mateus do Sul – PR (470 km)

O início da expedição foi marcado por desafios, com chuvas intensas e desvios devido a acidentes. Essa etapa inicial destacou não apenas a resistência do motociclista, mas também a determinação de enfrentar as adversidades climáticas.

Dia 2: São Mateus do Sul – PR até Ametista do Sul – RS (420 km)

O segundo dia trouxe mais obstáculos com a bateria da moto dando problemas. O imprevisto transformou-se em uma oportunidade para experiências humanas genuínas, com moradores locais gentilmente oferecendo ajuda. Esses momentos de solidariedade ressaltam a essência do moto turismo, onde a comunidade se torna parte da jornada.

Dia 3: Ametista do Sul – RS – Passeios e Descobertas

Em Ametista do Sul, Álvaro e sua esposa exploraram a famosa mina de ametista, proporcionando uma pausa interessante na viagem. A cidade, com suas atrações subterrâneas, apresentou um lado encantador e inusitado para os viajantes.

Ametista do Sul – Foto Álvaro Sturaro (arquivo pessoal)

Dia 4: Ametista do Sul – RS até São Miguel das Missões – RS (260 km)

Este trecho contemplou uma parada estratégica no Museu Militar Brasileiro em Panambi e a visita às icônicas ruínas jesuíticas em São Miguel. A noite foi marcada por um espetáculo de som e luzes, imergindo os viajantes na história das Missões. O espetáculo tem duração de uma hora e custa R$ 25,00 por pessoa.

Dia 5: São Miguel das Missões – RS até Sant’Ana do Livramento – RS (370 km)

O quinto dia conduziu a expedição até a fronteira com o Uruguai. Destacando-se a parada no Cerro Paloma, onde uma formação rochosa ofereceu vistas impressionantes do Pampa Gaúcho. O dia evidenciou não apenas a beleza natural, mas também a diversidade de cenários encontrados na jornada.

São Miguel das Missões – Foto Álvaro Sturaro (arquivo pessoal)

Dia 6: Sant’Ana do Livramento – RS até Barra do Quaraí – RS (330 km)

A entrada e saída do Uruguai, conforme as orientações de Álvaro, foram facilitadas pela simplicidade do processo de imigração. Conforme os residentes locais informaram, não é mais necessário a carta verde ser impressa em papel verde, apenas digital já é aceito. Por segurança, o Álvaro relatou que levou a carta verde impressa em papel verde como pedia a legislação. Outra questão que mudou foi em relação ao uso do colete refletivo, que não é mais obrigatório. A travessia pelo país vizinho ofereceu a oportunidade de explorar vastas paisagens, incluindo um parque eólico de tirar o fôlego. O peso uruguaio mais alto do que o esperado e os desafios da estrada adicionaram uma pitada extra de emoção à viagem.

Saindo de Sant’Ana, o Álvaro e a Suellen fizeram os processos de imigração no shopping em Rivera – URY, onde foi necessário apenas apresentar o RG dentro da validade, expedido dentro dos últimos 10 anos.

Eles seguiram viagem no sentido Tranqueras pela Ruta 30, onde passaram pela aduana tranquilamente. Depois, de Tranqueras seguiram para Artigas, onde foram parados em uma fiscalização policial. Eles pediram a documentação do casal, perguntaram se tinham a carta verde, porém não pediram para vê-la. Após uma conversa rápida, o casal foi liberado. Álvaro ressalva que os policiais foram bastante solícitos e respeitosos.

Álvaro relata que, em Artigas, fez o retorno ao Brasil em Quaraí – RS para abastecer e, em seguida, cruzou novamente a fronteira para o Uruguai pela Ruta 30. Ao longo da estrada, depararam-se com um cenário deslumbrante, onde um parque eólico na beira da pista proporcionava paisagens indescritíveis. Posteriormente, seguiram para Tomas Gomensoro antes de regressar ao Brasil. O trajeto, marcado por retas intermináveis, uma breve serra em um trecho e estradas completamente desabitadas, revelou-se uma das rotas mais impressionantes já percorridas. Não havia postos de gasolina nem paradas na estrada, exceto nas cidades.

Ao longo de centenas de quilômetros de pastagens e pampas, enfrentaram um vento lateral forte, porém não perigoso. Álvaro ressalta que a moeda uruguaia estava desfavorável, com o litro da gasolina atingindo cerca de R$ 10,00. Em uma experiência gastronômica, dois lanches pequenos totalizaram quase R$ 100,00. Apesar dos custos, destaca a gentileza do povo local, que aprecia a presença dos brasileiros.

Dia 7: Barra do Quaraí – RS até Posadas – ARG (430 km)

A entrada na Argentina pela fronteira com Uruguaiana ocorreu sem grandes complicações. As estradas argentinas, movimentadas, proporcionaram uma transição suave. A paisagem ao longo da Ruta Nacional 14 refletiu a vastidão e beleza dos territórios sul-americanos.

Ao chegarem em Uruguaiana, o casal fez o processo de imigração para a Argentina através de Paso de Los Libres em Corrientes. Durante o processo, solicitaram o documento da moto, que deveria estar no nome do Álvaro ou de sua esposa com uma autorização autenticada em nome do piloto, juntamente com o RG e a carta verde. A transição foi eficiente, permitindo-nos continuar pela Ruta Nacional 14 até Posadas.

Álvaro relata que as estradas exibiam excelente condição, com um tráfego escasso de carros, mas com presença significativa de caminhões. Enfrentaram um vento lateral moderado ao longo do percurso. Em um trecho específico da Ruta 14, a moto apresentou um aumento repentino do giro e perda de tração devido ao excesso de peso na bagagem, resultando na soltura da corrente. Com habilidade, nos dirigimos para o acostamento, utilizando o cavalete para uma parada segura. Graças ao kit de ferramentas sempre presente, ajustamos a corrente e retomamos a viagem. Apesar da movimentação de veículos na via, nenhum motorista parou para oferecer assistência.

O trajeto incluiu diversas paradas e postos de combustível. É crucial salientar que, como era de se esperar, os serviços das operadoras de telefonia não funcionavam além das fronteiras; portanto, Álvaro recomenda adquirir um chip local assim que entrar no país vizinho e abastecer com antecedência para garantir uma jornada segura.

Dias 8 e 9: Posadas – ARG – Exploração e Descanso

Posadas, banhada pelo Rio Paraná, ofereceu uma pausa na jornada, permitindo que Álvaro e sua esposa explorassem a cidade e aproveitassem a cultura local.

É relevante destacar a desvalorização significativa do peso argentino, onde o casal pagou apenas 0,0135 centavos. Nos postos de gasolina de bandeira confiável, o litro da gasolina aditivada está em torno de R$ 2,75. A cidade oferece restaurantes, lojas e cassinos com preços acessíveis, proporcionando uma experiência agradável.

Uma observação crucial é que o IOF para transações com cartão internacional não é vantajoso, e sacar dinheiro na região é uma tarefa desafiadora. Esse dica valiosa sobre o IOF e a necessidade de levar uma quantia em dinheiro ressalta a importância de se preparar para as particularidades de cada país visitado.

Posadas – Argentina – Foto Álvaro Sturaro (arquivo pessoal)

Dia 10: Posadas – ARG até Foz do Iguaçu – PR (320 km)

O retorno ao Brasil, foi cruzando a Argentina pela Ruta 14 por Paso de Los Libres em Corrientes e seguindo para Posadas até Puerto Iguazú pela Ruta 12, divisa com Foz Iguaçú. As obras na Ruta Nacional 12 destacaram a infraestrutura das estradas, enquanto a beleza natural ao longo do caminho continuou a surpreender.

Dias 11 e 12: Foz do Iguaçu – PR – Encontro de Fronteiras e Compras

A visita ao Marco das Três Fronteiras foi o ponto alto desses dias, oferecendo uma visão única do encontro entre Brasil, Paraguai e Argentina. Conforme é habitual, a ponte da amizade é um ponto de intenso tráfego de veículos, o que me levou o casal a decidir não cruzar para o Paraguai de moto, optando por fazê-lo de ônibus municipal O custo da passagem é de em torno R$ 7,00 por pessoa. Outra possibilidade é de cruzar a fronteira de taxi ou van, porém é mais caro.

As compras também trouxeram uma experiência única para o casal, com destaque para uma loja chamada Sport Car, que apresenta preços acessíveis para itens relacionados a motocicletas. Situada nas proximidades dos free shops, a loja oferece uma ampla variedade de produtos para motocicletas, todos provenientes de marcas licenciadas. Em seu catálogo, é possível adquirir vestuário completo para proteção, capacetes, acessórios, faróis, kit de baús e diversos outros equipamentos, tudo a preços notavelmente mais baixos, geralmente na faixa de 40 a 50% em comparação com os valores praticados no Brasil.

Bella Union, Artigas, Uruguai – Tríplice fronteira Argentina Brasil e Uruguai – Foto Álvaro Sturaro

Dia 13: Foz do Iguaçu – PR até Londrina – PR (510 km)

O décimo terceiro dia marcou o retorno em direção a casa, com a última parada em Londrina. Uma jornada mais longa, mostrando a resistência da Yamaha Ténéré e a determinação do motociclista em completar a expedição.

Dia 14: Londrina – PR até Itapetininga – SP (380 km)

O retorno à cidade natal, Itapetininga, encerrou essa épica Expedição Mercosul. Os 14 dias de viagem, repletos de desafios e descobertas, criaram memórias duradouras para Álvaro e sua esposa Suellen.

Agradecimentos Especiais a Álvaro Sturaro e a Suellen Fonseca

Queremos expressar nossa gratidão ao motociclista Álvaro Sturaro e a sua esposa Suellen, por compartilhar detalhes tão valiosos de sua expedição. Suas experiências e insights oferecem uma visão única do moto turismo, destacando não apenas os destinos, mas também os imprevistos que transformam uma simples viagem em uma aventura inesquecível. Em nome de todos os entusiastas de moto turismo, agradecemos por sua generosidade em compartilhar não apenas o roteiro, mas também a essência desta incrível experiência. Que sua jornada continue a inspirar muitos outros a embarcarem em suas próprias aventuras sobre duas rodas.

À comunidade do grupo Viagem de Moto América do Sul, agradecemos por proporcionar um espaço de compartilhamento e colaboração tão valioso para os entusiastas das duas rodas.

Que as histórias e lições dessa Expedição Mercosul inspirem mais viajantes a explorar as estradas da América do Sul, descobrindo não apenas novos destinos, mas também novas perspectivas e oportunidades de aproveitar a vida de maneira plena.

Bora Viajar, Viver e aproveitar!

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