Experiências

Subida Serra do Rio do Rastro – Foto: Joice Garcia

Minha Primeira Viagem de Moto pela Serra do Rio do Rastro: Uma Aventura Inesquecível!

Olá, meus Caros amigos e amantes das duas rodas! Hoje eu quero compartilhar com vocês a experiência incrível da minha primeira viagem de moto para a famosa Serra do Rio do Rastro. Foi uma jornada repleta de emoção, paisagens deslumbrantes e momentos que ficarão marcados para sempre em minha memória. Então, preparem-se para embarcar nessa aventura junto comigo!

Saída de Palhoça – Da esquerda pra direita (Cris, Layliana, Marcelo, Joice e Rubens) – Foto: Joice Garcia

Partimos de Palhoça, pontualmente às 9 horas da manhã, com destino à encantadora Serra do Rio do Rastro. Escolhemos o roteiro pela BR 101 com o objetivo de subir a Serra e retornarmos a Palhoça passando por Urubici. Nossa rota nos levou por lugares pitorescos, como Laguna, Capivari de Baixo, Tubarão e Lauro Müller. Porém, antes de chegarmos ao nosso destino, fizemos uma parada estratégica em Orleans, onde tivemos a oportunidade de descansar um pouco e conhecer a renomada cervejaria Lohn. O trajeto que seguimos até a cervejaria foi pela estrada que vai margeando o Rio Hipólito, por ser mais bonita e mais prazerosa de pilotar. Próximo a cervejaria, paramos num restaurante a beira da estrada e o local nos proporcionou uma experiência gastronômica deliciosa, com uma comida caseira de dar água na boca.

Abaixo, segue o roteiro que fizemos:

Roteiro: Google Maps

Cervejaria Lohn – Foto: Cris Damaceno

Enquanto saíamos do restaurante, tivemos a grata surpresa de conhecer um grupo de motoqueiros uruguaios que também estavam explorando a Serra do Rio do Rastro e a Serra do Corvo Branco. Apesar da mistura de idiomas e algumas palavras em “portunhol”, a conversa fluiu de forma animada e divertida. Trocamos histórias e dicas de viagem, criando laços de amizade em meio à paixão pelas duas rodas.

Subida da Serra do Rio do Rastro – Foto: Joice Garcia

Seguindo viagem, finalmente chegamos à tão aguardada Serra do Rio do Rastro. A movimentação de veículos e ciclistas deixava claro o desafio que essa estrada representa. Meu amigo e instrutor Rubens até ressaltou: “Se de moto já é desafiador, imagine de bike”. Enquanto avançávamos pelas curvas sinuosas e apreciávamos a grandiosidade da paisagem, fui tomado por um sentimento de gratidão a Deus pela vida e oportunidade de viver um momento tão especial. Ao chegar ao mirante da Serra do Rio do Rastro, o espetáculo se revelou diante de nossos olhos. A vista era simplesmente deslumbrante e o clima favorável contribuiu para tornar esse momento ainda mais especial.

Mirante da Serra do Rio do Rastro: Da esquerda pra direita (Cris, Rubens, Joice, Marcelo e Layliana)

Após contemplarmos a beleza da Serra do Rio do Rastro, seguimos viagem em direção à cidade de Urubici. A estrada nos presenteou com um asfalto impecável e paisagens de tirar o fôlego. Realmente, parecia que estávamos em um cenário de cinema. Fizemos uma breve parada em Urubici para abastecer e descansar antes de seguir para a Serra do Panelão. Cada curva dessa estrada proporcionava uma sensação de liberdade e adrenalina, tornando a viagem ainda mais emocionante.

Serra do Panelão – Urubici – Foto: Joice Garcia

Continuamos nossa jornada, passando por Alfredo Wagner e Santo Amaro da Imperatriz, até finalmente chegarmos em Palhoça, por volta das 19 horas. Rodamos num total de quase 450 km. A sensação de dever cumprido e a realização de ter concluído minha primeira viagem de moto foram indescritíveis. Como marinheiro de primeira viagem, enfrentei grandes desafios e superei meus limites. Mas, sem dúvidas, a presença dos meus amigos e instrutores Rubens, Joice, Marcelo e sua esposa Layliana foram fundamentais para tornar essa experiência segura e inesquecível.

Eles me guiaram com paciência e sabedoria, respeitando meu ritmo e tocada na viagem, além de fornecerem todo o suporte e segurança necessários para que eu me sentisse confortável na pilotagem. Segundo eles, estou apto para encarar novas viagens e desafios, e isso me enche de motivação para explorar novos horizontes sobre duas rodas.

Essa primeira viagem de moto pela Serra do Rio do Rastro foi uma verdadeira jornada de autodescoberta e superação. Através das estradas sinuosas, das paisagens exuberantes e da companhia dos meus amigos, vivi momentos únicos que ficarão gravados em minha memória para sempre. Agora, sinto-me ainda mais apaixonado pelo mundo das motos e pelas aventuras que ele nos proporciona.

Por isso, convido você, meu caro leitor, a sair da zona de conforto, superar seus medos e embarcar em suas próprias aventuras. Afinal, a vida é curta demais para não ser vivida intensamente.

“Não espere o momento perfeito, pois a perfeição está nos momentos que você vive intensamente.” – Autor desconhecido.

Bora Viajar, Viver e Aproveitar!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Bons ventos!

Nota: As informações e detalhes desta viagem são baseados na minha experiência pessoal em novembro de 2022. Lembre-se sempre de respeitar as leis de trânsito, utilizar equipamentos de segurança adequados e planejar sua viagem com antecedência, considerando as condições climáticas e as necessidades de cada piloto.