Viagens

De Palhoça à Serra Gaúcha de Moto: Uma Jornada Repleta de Paisagens e Emoções!

Olá, meus Caros! Preparados para mergulhar em uma história incrível? Acomodem-se, porque vou contar sobre uma viagem de moto que deixou corações acelerados, sorrisos estampados e amizades fortalecidas. Vamos reviver a aventura rumo à Serra Gaúcha, onde a estrada se mistura com as emoções em cada quilômetro percorrido.

Mirante Rancho Queimado – Foto Joice Garcia

Parte I: O Começo de Uma Aventura Inesquecível

Era uma manhã brilhante, às 6:30 do dia 4 de agosto de 2023, quando partimos de Santo Amaro em direção a Gramado. As condições climáticas eram ideais, com céu límpido e sol radiante proporcionando uma visibilidade excepcional. Embarquei nessa experiência emocionante acompanhado por dois companheiros de estrada, Joice e Rubens, ambos experientes motociclistas e meus instrutores.

Nossa primeira parada estratégica ocorreu no deslumbrante mirante de Rancho Queimado, onde a grandiosidade da paisagem nos envolveu em um cenário de tirar o fôlego. Cada quilômetro percorrido trazia consigo uma promessa de novas descobertas e momentos memoráveis.

Mirante Rancho Queimado – Foto arquivo pessoal

Parte II: Percorrendo Estradas e Escapando do Frio

Atravessamos a serra Catarinense em direção a Lages, realizando ao longo do trajeto aproximadamente oito paradas estratégicas para descanso, refeições e recarga de energias. Antecipando o frio intenso, nos preparamos com roupas térmicas, porém, surpreendentemente, fomos brindados com um calor surpreendente que nos levou a descartar as camadas extras. Após a parada em Lages seguimos viagem para Vacaria e Caxias do Sul.

Em um dos trechos da Serra Gaúcha, nos deparamos com uma interdição temporária para tráfego de caminhões e para manutenção da pista, o que resultou em um tráfego fluído e um andamento tranquilo da viagem. Em determinados trechos, a circulação em pista única impôs uma condução mais cautelosa, permitindo uma conexão mais profunda com as paisagens ao redor.

Parte III: O Desfecho Mágico em Gramado e Canela

Após percorrer mais de 500 km, finalmente chegamos a Gramado, nosso alvo final. A chegada tardia foi suprimida pela ação prestativa da Bruna, irmã da Joice, que realizou nosso check-in antes mesmo de nossa chegada. Nossa programação era permanecer por três dias e explorar a região de Gramado e Canela, que nos receberam de braços abertos.

Space Adventure – Foto Joice Garcia

Em Gramado, conhecemos a igreja de Pedra, desvendamos os segredos do Space Adventure e mergulhamos na adrenalina do Alpen Parque, que nos proporcionou momentos de pura diversão com o famoso trenó. Além disso, o Lago Negro e a Rua Torta foram cenários que deixaram uma impressão memorável.

Alpen Park – Trenó

Lago Negro – Foto Joice Garcia

Contudo, o ponto alto da viagem foi a visita ao Olivas de Gramado, uma joia escondida no topo de uma montanha que nos presenteou com um pôr do sol deslumbrante. Com mesas de frente para o vale, compartilhamos risos, músicas e brindes em uma experiência que ficará para sempre em nossa memória.

Olivas de Gramado – Foto Site

Olivas de Gramado – Foto Joice Garcia

A cidade de Gramado e Canela possuem dezenas de atrações turísticas e é impossível conhecer todas elas em três dias.

Parte IV: A Volta Cheia de Lembranças e Superstições

A partida de Gramado, ainda que carregada de saudades, marcou o início da viagem de retorno no domingo pela manhã.

No caminho pra Canela paramos pra conhecer as lojas de chocolate Lugano e Florybal. O atendimento das duas lojas foi exemplar. Um destaque especial para o atendimento do colaborador Gilmar da loja Lugano de Canela que foi muito simpático, gentil e receptivo. Ele estava vestido de um personagem e a alegria dele era contagiante.

Percorrendo trechos como São Francisco de Paula e a Rota do Sol, nos deparamos com uma estrada repleta de paisagens pitorescas. No entanto, a estrada apresenta alguns trechos com o asfalto deformado e com muitas saliências na pista. Além disso uma curva inesperada em um túnel nos alertou para a importância de se manter atentos aos detalhes da estrada.

Fizemos paradas estratégicas em Jaguaruna e Imbituba. No trajeto da praia da Pinheira até Palhoça pegamos bastante trânsito e a viagem ficou bastante cansativa. Chegamos em Palhoça por volta das 19h.

Conclusão: Aproveitando Cada Segundo e Enchendo a Vida de Significado

A viagem de moto de Palhoça à Serra Gaúcha transcendeu a mera exploração de paisagens deslumbrantes. Foi uma experiência que reforçou a importância das amizades e do compartilhamento de momentos especiais. Cada curva, cada risada e cada instante de contemplação nos recordam que a vida é para ser vivida plenamente, e essa jornada exemplificou isso de maneira magnífica. Assim, concluímos que, em nossa busca por realizações e momentos inesquecíveis, é fundamental abraçar cada oportunidade e seguir em frente com coragem e gratidão, pois a estrada da vida é feita de momentos que devem ser saboreados e celebrados.

Até a próxima! Que seja me breve!

Bora Viajar, Viver e Aproveitar!

Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe com seus amigos!